Programa Pedagógico

FORMAÇÃO INTEGRAL

A proposta de Formação Integral consiste em desenvolver a formação humana, intelectual, social e espiritual de nossos alunos, estimulando-os em todas as suas potencialidades e oferecendo oportunidades para que saibam atuar, interagir e construir aprendizagens. Para responder aos desafios do mundo atual, os propósitos educativos devem centrar-se no desenvolvimento das competências intelectuais, na capacidade de aprender permanentemente e na formação de valores e atitudes que permitam avançar na democratização social e tornar sustentável o desenvolvimento humano, como fazemos através do Sunrise Program, Programa Internacional de Inovação Educativa, exclusivo da Rede Semper Altius.

Formação bilíngue

Aprender um segundo idioma atualmente é essencial. Para a aprendizagem ser bem sucedida, é necessário interagir com o segundo idioma desde cedo. Nosso currículo bilíngue se inicia desde a Educação Infantil, onde o idioma inglês é utilizado de maneira permanente. Além de desenvolver as quatro habilidades básicas da linguagem: leitura, escrita, audição e fala, utilizamos meios para propiciar a aprendizagem de forma lúdica, participativa e envolvente, como ensaios, projetos, histórias, peças de teatro, participação em debates, oratória, declamação e desenvolvemos competências linguísticas que lhes permitam uma comunicação efetiva no processamento e produção de mensagens na sua linguagem no segundo idioma, de modo que possam se desenvolver como falantes bilíngues em diferentes contextos. Os alunos são instruídos e convidados, a partir do 3º ano, a prestar os exames de Cambridge, para que obtenham este certificado internacional, reconhecido no mundo inteiro. O sucesso alcançado por eles comprova sua excelência acadêmica no bilinguismo.

Atenção personalizada

O meio formativo essencial e distintivo do Colégio é a atenção personalizada. A equipe diretiva e docente compromete-se a buscar um conhecimento profundo dos alunos para dar um seguimento dinâmico ao projeto de vida e ao programa de formação de cada um, orientando-os e aconselhando-os em tudo o que for preciso.
Os professores asseguram o atendimento às necessidades singulares de seus alunos, buscando impulsionar suas qualidades peculiares, dons e talentos.
Por meio da atenção personalizada, o professor ajuda o aluno a interiorizar os princípios educacionais. Com o uso da sua liberdade e movido pelo amor, o aluno deverá realizar o trabalho principal, que é a conquista da sua formação de homem íntegro.

Formação católica

Por meio do programa Tesouro da minha fé, proporcionamos às crianças uma vivência muito próxima de Jesus Cristo. Pretendemos que os alunos conheçam, amem, sigam e comuniquem-se com Deus. Por isso, apresentamos a eles elementos para que possam adquirir conhecimento mais profundo, completo, orgânico e coerente da fé da Igreja, vivam e o transmitam de acordo com sua idade.
Dentro da nossa prática diária, oferecemos, além das aulas de Ensino Religioso, comunhão diária; confissão; missas; vivência dos tempos litúrgicos (Quaresma, Páscoa, Advento, Natal), acompanhamento espiritual; peregrinações a santuários marianos, entre outras atividades, objetivando levar alunos e famílias a viver sua fé com liberdade, alegria e coerência e transmitir aos demais o amor que foi experimentado. Para isso, contamos com o apoio de sacerdotes, de consagrados e de consagradas do Movimento Regnum Christi.

Aprendizagem por competências

O programa acadêmico que desenvolvemos baseado em competências, proporciona aos alunos uma aprendizagem exitosa, tornando-os capazes de relacionar o que aprendem no colégio com o que veem em sua vida diária. Nas séries iniciais, por meio de cenários de aprendizagem, que são espaços organizados, dentro da sala, que ambientam e motivam um determinado conceito ou âmbito, buscamos que nossos alunos se entusiasmem pelo aprendizado contínuo e o desenvolvimento permanente de suas competências, fazendo da escola um desafio e uma aventura para a vida. Neles as crianças realizam pequenas pesquisas, desenvolvem seus projetos, manipulam objetos, desenvolvem sua criatividade, relacionam-se com seus companheiros, com suas educadoras, e satisfazem suas necessidades de socialização. Também possibilita à educadora observar o avanço no processo de aprendizagem de cada aluno, escutar e atender às necessidades da criança nas diversas situações de aprendizagem, ajudando-a, assim, a refletir, a interessar-se, a idealizar, a discutir e a tomar decisões de forma diferenciada.

Formação de valores e ações sociais

Visando à formação integral, oferecemos aos nossos alunos elementos necessários para desenvolver o amor como vocação fundamental e inata de todo ser humano. Temos aulas de Participação Social, que buscam desenvolver em nossos alunos uma consciência e um olhar voltados às necessidades do outro, colocando em ações concretas e práticas a caridade, a justiça e a solidariedade. Através destas aulas, sensibilizamos os alunos às necessidades dos demais, para que se comprometam a partilhar o que recebem e transformem o mundo. Em nosso colégio, nos esforçamos para formar em cada um de nossos alunos, desde a mais tenra idade, o desejo de estar atento às necessidades dos outros e apoiar a quem precisa. Já o projeto de Virtudes, desenvolve nos alunos a disposição habitual e permanente de fazer o bem, tendo sempre como base o amor de Deus, a imitação de Jesus Cristo e o respeito ao próximo.

Formação de líderes

A formação integral envolve os aspectos humano, espiritual, intelectual e social. O ser humano não é fragmentado, sua formação não deve ser. Assim formamos progressivamente no aluno o caráter de liderança com um estilo responsável, comprometido, participativo e conciliador. Buscamos fazer com que nossos alunos sejam críticos, analíticos e autossuficientes, mas, acima de tudo, conscientes de sua realidade e das oportunidades como líderes cristãos, responsáveis por aplicar princípios e valores universais. Damos aos alunos motivos humanos e espirituais para que estudem, desenvolvam comportamento moral digno, esforcem-se para adquirir a ampla gama de virtudes humanas e cristãs que fará deles homens íntegros e cristãos exemplares.

Proximidade com a família

O Colégio Internacional Everest valoriza muito a participação familiar nos processos escolares e, por isso, possibilita a convivência da família com a escola e a formação dos pais, procurando ajudá-los na importante tarefa de educar seus filhos. Nós nos aliamos aos pais na formação de seus filhos e trabalhamos em conjunto com a família. O apoio dos pais no aprendizado dos filhos é essencial, mesmo que os pais não falem inglês. Propiciamos espaços de convivência entre pais, filhos e familiares, e oferecemos oportunidades para que conheçam as outras famílias. Um deles é o Programa Edificar a Família, que acompanha os pais durante a vida escolar de seus filhos, englobando cinco áreas temáticas: Desenvolvimento humano, relações conjugais, relações familiares, formação dos filhos e espiritualidade.
Precisamos da família para conseguir atingir os objetivos de cada aluno e isso fica bem claro quando uma nova família conhece nossa proposta.

Tecnologia, esportes e cultura

O Colégio Everest busca aprimorar o emprego da tecnologia educacional usando a serviço da aprendizagem, promovendo mais desenvolvimento socioeducativo e melhor acesso à informação. Assim como incentiva a prática esportiva, ajudando a formar e desenvolver aspectos afetivos, sociais e intelectuais. As visitas culturais são uma oportunidade de conhecer novos lugares e diferentes situações de aprendizagens, relacionadas a conteúdos curriculares, utilizando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento sociocultural, pessoal e intelectual.