Ciclos Escolares – Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II

Durante o Ensino Fundamental II, a Escola Internacional Everest elege como ponto de partida o aprender a aprender. Incentivamos nossos alunos a construir sua aprendizagem, oferecendo as ferramentas para o desenvolvimento de competências que o auxiliem a adquirir o conhecimento. Por meios de desafios intelectuais, o alunado descobre, internaliza e questiona novos conteúdos, adquirindo pensamento crítico e sendo protagonista de sua própria educação. Nossas estratégias fundamentais de aprendizagem têm como base: solução de problemas, aprendizagem cooperativa e projetos. Nosso enfoque curricular é baseado no Focus, que nos dá as bases educativas do Sunrise Program. Ambos foram desenvolvidos exclusivamente para colégios, academias e universidades da rede Semper Altius.

Excelência Acadêmica

Nosso lema, Semper Altius, expressa o objetivo de lutar pelo melhor que a educação integral – física, intelectual, humana e espiritual – possa alcançar. Incentivamos nossos alunos a conquistar o que têm de melhor, construindo um conhecimento sólido que os ajude a se formar academicamente e, que no futuro, possam ser agentes transformadores da sociedade.

Bilinguismo

A sociedade atual exige um preparo dos nossos jovens bem maior do que acontecia em tempos anteriores. Ela pede respostas de forma imediata e eficiente. A globalização cultural e econômica, bem como o uso de tecnologias, exige sistemas educacionais que preparem os alunos para interagir com ela e para transformá-la com prontidão e competência. O Colégio Internacional Everest oferece ensino bilíngue em todos os ciclos, desde o Ensino Infantil até os anos finais do Ensino Médio. Essa proposta vem ao encontro das expectativas desta nova sociedade, pois é por meio da língua que conhecemos e tomamos consciência do mundo.

Existe um consenso comum de que o bilinguismo proporciona múltiplas vantagens para as crianças e adultos:

  • Vantagens na comunicação: redes mais amplas de comunicação, alfabetização em dois idiomas e consciência metalinguística aumentada;
  • Vantagens culturais: nível mais profundo de multiculturalismo, uma perspectiva mundial em dois idiomas e uma maior tolerância e sensibilidade no tocante a outros idiomas, culturas e povos;
  • Vantagens cognitivas: funcionamento cognitivo elevado, maior número de vias cognitivas, um melhor desenvolvimento da memória e da plasticidade cerebral;
  • Vantagens socioemocionais: aumento na autoestima e sentido de identidade;
  • Vantagens socioeconômicas: maiores oportunidades de emprego na idade adulta.

IN: August and Hakuta, 1997. Baker, 2000

Testes da Universidade de Cambridge

Os testes de Cambridge são reconhecidos mundialmente, sendo portas de entrada para universidades em vários países.

No 8º ano, são oferecidos aos alunos os testes KET e PET, que mostram que o aluno entende e se comunica usando a linguagem do dia a dia. É classificado como nível intermediário.

No 9º ano, os alunos podem fazer o FCE – First for Schools – nível intermediário avançado. É baseado em tópicos e situações familiares.

Espanhol

Continuando a formação integral e excelência acadêmica dos estudantes, a partir do 6º ano, os alunos aprendem um terceiro idioma, o Espanhol, que tem como finalidade a aquisição, promoção e desenvolvimento de competências comunicativas.

Eixos Curriculares

Estabelecem-se dez eixos curriculares que orientam e definem o currículo de nossos centros educativos e se instrumentam através de estratégias e componentes diversos. Os eixos constituem a armação e a ênfase conceituais que queremos semear diretamente em algumas matérias ou assuntos do curriculum do Ensino Fundamental II ou transversalmente por meio de outros recursos educativos, tais como: eventos, guias, experiências, textos, atividades extracurriculares, softwares, etc. Os eixos são:

  • Formação integral.
  • Formação de competências.
  • Formação para a convivência e para a liderança.
  • Aprendizagem estratégica: aprender a aprender.
  • Formação na resolução de problemas e na tomada de decisões com pensamento crítico e criativo.
  • Conservação e preservação do ambiente e da saúde.
  • Ancoragem no avanço científico e tecnológico e no espírito indagador próprio da metodologia da investigação.
  • Promoção da sensibilidade para o patrimônio de arte e cultural da humanidade.
  • Acesso e presença internacional (conhecimento de uma terceira língua).
  • Fomento do desenvolvimento de competências linguísticas (especialmente a competência da leitura) e o raciocínio matemático.

Interdisciplinaridade

Nossa pedagogia prevê o ensino articulado, que dá ao aluno uma visão integradora, dialética e totalizadora do conhecimento. Nessa concepção, a realidade é percebida como una e diversa ao mesmo tempo, mostrando que os diversos campos do conhecimento podem ser estudados de forma delimitada, porém sem fragmentação, dando ao aluno a noção de interdependência do contexto maior da realidade. Por meio de projetos e trabalhos desenvolvidos em equipe ou individualmente, os alunos são convidados a conhecer e avaliar conteúdos à luz de diferentes ângulos, tendo como objetivo último a apreciação da realidade como um todo.

Concursos

Nossos alunos são convidados a participar de vários concursos que têm como propósito prepará-los para o enfrentamento das exigências de um mundo globalizado.

São eles:

  • Spelling Bee: desenvolve habilidades linguísticas de ortografia e compreensão de sentido das palavras em inglês.
  • Cálculo Mental: aplicação do raciocínio matemático de forma prática.
  • Oratória: utilização da argumentação por meio de pesquisa de assuntos gerais, escrita de textos e apresentações.

Intercâmbios

A Oak International é uma organização católica do grupo Semper Altius, que oferece programas de intercâmbio para jovens. Tem como objetivo “ensinar, formar e educar”, por meio de um currículo intelectual, humano e espiritual.

Está presente em vários países, oferecendo desde intercâmbios curtos, como o Summer Camp, até cursos de 8 meses.